Amagamulazetxê é um jogo de equipa, para crianças de ambos os sexos, entre os 6 e os 9 anos. Não há número limite de participantes.
Para este jogo não é necessário nenhum material, realiza-se ao ar livre e basta um traço desenhado no chão. Dois jogadores, colocam-se de pé, frente a frente e de mãos dadas.
Os restantes dispõem-se em fila, fazendo um combóio, em que cada um põe as mãos nos ombros do jogador da frente.
Desenrolar do jogo
Os jogadores do combóio andam em corrida saltada e livre ao ritmo de uma canção que os próprios cantam.
O combóio terá, então, de passar pelo meio dos dois jogadores, que levantam os braços para que os outros passem por baixo. No último da fila, os dois jogadores baixam os baços, separando-o do combóio e prendendo-o, após o que lhe pedem para escolher entre duas frutas que secretamente já tinham combinado. Enquanto isto, o combóio continua a andar.
Este procedimento destina-se a distribuir os jogadores em dois grupos, ou seja, conforme a escolha, os jogadores colocam-se atrás de um e do outro jogador, até que todos estejam distribuídos, de modo a formarem duas equipas.
Depois disto, passa-se à segunda fase do jogo. É traçado um risco no chão, e os jogadores de cada equipa dispõem-se de um e doutro lado do risco. Os elementos de uma mesma equipa, agarram-se à cintura uns dos outros. O primeiro jogador de uma das equipas, agarra os pulsos do primeiro jogador adversário.
Cada equipa, procura agora puxar a outra para o seu lado do risco.
Vence a equipa que conseguir, que pelo menos um jogador adversário atravesse o risco.
Saiba mais sobre outros jogos moçambicanos:
Deixe um comentário